Recém nascidos

Visitando o site do Terra, reparei nessa página “Mercado Ético: Sua plataforma global para a sustentabilidade”. Ali encontrei essa interessante notícia, que segue
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/pesquisa-aponta-a-poluicao-ambiental-como-uma-das-causas-do-baixo-peso-em-recem-nascidos/
Por ser um texto muito extenso, vou resumir e fazer algumas colocações.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Taubaté, em São Paulo, constatou que poluentes tais como o ozônio e o dióxido de carbono foram causa da desnutrição em recém nascidos.
A cidade estudada foi São José dos Campos (SP), que contem cerca de 615 mil habitantes.
“O estudo recortou perfis de mulheres entre 20 e 34 anos, que tinham concluído o ensino médio, realizado no mínimo sete exames pré-natal e tiveram gestação entre 37 e 41 semanas, gravidez única e parto normal. Com isso, pudemos saber que o baixo peso não se devia a outras causas”, afirmou Luiz Fernando Nascimento, professor do Departamento de Medicina da Unitau.
A pesquisa mostrou que 3.95% dos recém nascidos tiveram problemas de desnutrição devido aos poluentes. Este ainda não é um estudo muito destacado, porque é inovador, mas podemos tirar conclusões a respeito.
Podemos ver que, mesmo em uma área pequena, 3.95% dos nascidos é um numero considerável. Esse número, em um futuro não tão distante, pode estar consideravelmente maior devido ao aumento da poluição, comprometendo toda uma nova geração.
Não está na hora da humanidade tomar providências mais drásticas?
1 Response
  1. SDA CSI Says:

    Curiosidade muito interessante essa. É realmente impactante que a poluição esteja causando até problemas de desnutrição, assim podemos ter uma noção melhor da proporção que isto está tomando e de que devem ser tomadas providências o mais rápido possível. Seria legal mostrar o porque da poluição causar a desnutrição, para que pudéssemos compreender um pouco melhor o assunto. Acho que este assunto deve ser trabalhado, mesmo sendo algo novo, mas quanto mais cedo se começa uma atitude, mais cedo se termina o problema.